quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jornalismo de Mercado

O jornalismo nasceu para informar o que ocorria em uma determinada região. Com o passar do tempo tem se tornado um modo de transmitir interesses (estes dos próprios donos) e de grande importância para a publicidade, na divulgação de produtos.

Com o avanço das mídias, os donos de emissoras de rádio, impresso e até mesmo televisão começaram a censurar notícias que não lhe favoreciam, visando não prejudicar seu meio de comunicação, mesmo sendo essencial para o povo.

A informação tornava-se menos importante que o interesse comercial. A publicidade aumentava junto com o aumento da vendagem dos jornais.

Com o avanço da tecnologia, a internet foi se tornando um meio mais usado, fazendo com que a venda de jornais despencassem bruscamente. Com esta queda os jornais foram se tornando reféns da publicidade para não “falir”, pois o dinheiro que sustentava o jornal tinha que vir da publicidade que nele existia.

Nos dias atuais, isso tem ocorrido com quase todos os jornais existentes, e como as famílias donas dos meios de comunicação não mudaram. O interesse e censura de diversas informações ainda continuam a aparecer nos jornais e mostrando que muitas vezes, o interesse do dono é mais importante que a informação para o leitor que compra o jornal.

Por Luis Felipe Barbosa

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