quinta-feira, 28 de maio de 2009

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é um instrumento que faz parte da área de comunicação. Quem acredita que a tradução do inglês Publicity significa Publicidade está enganado, o verdadeiro significado desta palavra é assessoria de imprensa.
Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa. Geralmente no Brasil, os profissionais que lidam com isso costumam ter formação em Relações Públicas ou Jornalismo. A maioria da população confunde assessoria de imprensa com publicidade, mas são áreas diferentes. Embora ambas sejam distintas, a assessoria de imprensa é uma maneira de se conquistar cobertura editorial, como por exemplo, reportagens, colunas, notas... Já a publicidade utiliza-se de espaços pagos, como por exemplo, anúncios em mídia eletrônica ou impressa, de um produto, serviço ou empresa. A assessoria de imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição.


O interesse por esse trabalho, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público. Quem costuma utilizar esse serviço são os médicos, advogados, ONG’s, governos, partidos, sindicatos, clubes, músicos, entre outros.As funções são:
· Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
· Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, visando alcançar, manter, e em alguns casos, recuperar uma boa imagem junto à opinião pública.
· Capacitar o assessorado e outras fontes de informação para entender e lidar com a imprensa.
· Complementar a cultura de comunicação de massa (televisão, rádio, jornal, internet) nos aspectos interno e externo em relação ao assessorado.


Todas essas funções são extremamente importantes, mas a principal função do assessor de imprensa é aproximar dos meios de comunicação a realidade das empresas, suas notícias e principalmente informações de interesse público.
É impossível para os meios de comunicação ficar sabendo de tudo o que ocorre em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um assessor de imprensa. Em algumas ocasiões ela pode atuar como produção de eventos, embora não seja a sua principal função.

Festas, coquetéis, cerimônias, seminários, oficinas, palestras, entre outros podem ser úteis, pois divulgam novidades ou atividades do assessorado. O público pode ser interno ou externo e conta com agentes de mídia (jornalistas, editores, fotógrafos, publicitários) para que haja sucesso.

Por Patrícia Oliveira

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