Na busca pela rapidez e agilidade, muitos fatos não são apurados precisamente, o que interfere diretamente na credibilidade do jornalista.
Outro fator ligado diretamente a essa credibilidade é o sensacionalismo. Hoje em dia, prefere-se dar maior destaque a vida de pessoas que estão atualmente na mídia do que a fatos relevantes para a sociedade. O crescimento da imprensa People prejudica o espaço das publicações importantes.
Ainda nesse mérito, há as manipulações nas notícias, que são feitas para que os leitores vejam apenas “um lado” da informação, o lado mais conveniente. Inclusas aí, estão as reportagens, entrevistas, etc., inventadas por jornalistas que querem crescer rapidamente na profissão. O compromisso com o leitor é esquecido, a coisa mais importante é ser o primeiro a dar a notícia, mesmo que ela não exista. Mas como diria Gabriel Garcia Márquez: “A melhor notícia não é a que se dá primeiro, mas a que se dá melhor”.
Vinculada a essas manipulações se encontra a publicidade, hoje essencial para a movimentação do jornalismo. Para Ricardo Kapuscinsky, os média puseram em cena as grandes multinacionais, que perceberam a importância da informação para produzir lucros.
Ao fim disso tudo, percebemos que a verdade passada na notícia é escolhida pelos meios de comunicação, que apesar da tentativa constante de se diferenciarem entre si, são absolutamente influenciados um pelo outro.
Relacionando nosso blog a essas afirmações, acredito que nós procuramos sempre apurar os fatos com os quais lidamos, não abusar de situações pouco relevantes para o interesse público e não manipular a opinião dos nossos leitores.
Por Bruna Delprete
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