Conforme a internet invade a sociedade as outras mídias ficam em segundo lugar para os telespectadores, com isso o meio encontrado pela mídia é chamar a atenção dos cidadãos, de qualquer maneira. As notícias tornam-se apenas mercadoria, o objetivo é vender informação, e para isso se valem do sensacionalismo e de notícias falsas.
A mídia usa dois recursos, principalmente a televisão, que é o mimetismo midiático, que é a mesma notícia dada em todos os meios de comunicação, e a hiper-emoção, que deixa os telespectadores emocionados com o que ver, fazendo assim aumentar a audiência, por que as pessoas acreditam no que estão vendo.
Por causa dessa desvalorização da imprensa, que vê informação como mercadoria, muitas reportagens mentirosas foram descobertas, fazendo com que a mídia não seja mais tão confiável.
Outro ponto importante do livro é quando o autor diz que por causa do avanço das tecnologias de comunicação, todos podem se comunicar de forma rápida, sendo assim o jornalista está entrando em extinção, e sujeitam-se as leis do mercado, e não se comprometendo com o cidadão e a ética.
No nosso blog, “Contando História” é um exemplo de que Ignacio Ramonet fala sobre a evolução da era digital, em que estamos vivendo, na qual diz que a informação não é apenas dos jornalistas, mas de qualquer um que tenha acesso, boa parte da população, a tecnologia (internet).
O principal objetivo era fazer uma breve retrospectiva da história do jornalismo e como ele vem se transformando conforme o tempo. Nos primeiro textos postados falamos sobre como tudo começou, citando Gutemberg, que contribuiu para a tecnologia da impressão e da tipografia.
No ano de 2009 a imprensa comemora 201 anos, e o texto postado na semana do dia 7 de abril foi sobre os dias mais importantes para os jornalistas.
A princípio, o jornalismo era a favor da sociedade seja de serviço, opinativo, idealista (citados no blog), mas infelizmente essa idéia de jornalismo foi deturpada, como o livro “A tirania da Comunicação” fala, a informação não é mais em prol da sociedade, virou apenas uma forma de ganhar dinheiro, aparecendo aí o jornalismo de mercado, que visa muito à publicidade, e sobrevive por causa disso. Outro jornalismo é o sensacionalista (forma muita usada pela a televisão, por ter o recurso da imagem como uma forma de emocionar as pessoas), que usa a desgraça alheia para ter mais audiência.
Os últimos textos que postamos foi sobre assessoria de imprensa, um novo ramo que o jornalista pode atuar.
O que percebemos através do blog é que o jornalismo, infelizmente, está cada vez mais diferente do que realmente deveria ser, informar a sociedade, ter compromisso com o cidadão, e com ética, como Ignacio Ramonet cita em seu livro “As questões da responsabilidade e da ética estão hoje no centro das preocupações dos jornalistas”. Muitos jornalistas vão no embalo do mercado e satisfazem aos gostos da sua empresa e não a ética que deveria ter com a sociedade.
Por Jessica Lopes
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