terça-feira, 5 de maio de 2009

Jornalismo Sensacionalista

O sensacionalismo comporta-se como uma ferramenta para atrair um grande público e aumentar o número de vendas do produto da comunicação, no caso as notícias. Contudo, esse fenômeno não é recente visto que os primeiros jornais norte-americanos (“Publick Occurrences”) e franceses ("Nouvelles Ordinaires" e "Gazette de France") tinham um caráter sensacionalista.
No Brasil, o jornal impresso “Notícias Populares” consiste no melhor exemplo deste tipo de jornalismo. Por meio de títulos excêntricos e reportagens fúteis, altamente atrativos para o público, o Noticias Populares foi criado em São Paulo, no dia 15 de outubro de 1963, por pessoas ligadas á direita e com o propósito de fazer concorrência com o jornal esquerdista “Última Hora”.
Por ora, a imprensa sensacionalista viola os princípios éticos do jornalista de sempre passar a informação de forma clara e verdadeira, a ponto de inventar histórias para se tornarem notícias com o intuito único e exclusivo de provocar polêmica na sociedade e aumentar as vendagens. Um fato que ficou muito conhecido foi quando o Noticias Populares relatou um suposto nascimento de uma criança com características físicas de um demônio em São Bernardo do Campo. As edições esgotavam-se nas bancas, devido à preferência do povo em assuntos polêmicos aos fatos de relevância pública e de espaço sócio cultural.
Com a extinção do jornal Noticias Populares, o sensacionalismo mudou de território e migrou para a televisão, apenas o interesse do público que não mudou, porque este ainda continua alimentando esse tipo de jornalismo.


Por Bruno Maddalena

Um comentário:

Afonso Tavares disse...

PQP! Que belo texto, muito bem escrito. De forma clara e sagaz, o autor mandou bem à vera! Brilhante!