quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jornalismo de Serviço é realmente jornalismo?

Jornalismo de serviço é aquele que fornece informações de utilidade imediata ao leitor. Ele possui diversos conteúdos (que vão desde horários de filmes e datas de concurso até orientações de aplicações financeiras) e formas (pode ser de caráter informativo ou opinativo).
A informação é uma prestação de serviço, e esse é o motivo da existência do jornal e do Jornalismo. Por essa razão, o Jornalismo de serviço mantém-se indefinido.
Por lidar com informações de ordem prática, o Jornalismo de serviço exige um grau de precisão muito grande. Às vezes, maior do que o das demais especializações.
Refere-se ao seu efeito útil, de prestar assistência, e por isso nos remete ao conteúdo das Folhas Volantes.
Não seria errado dizer, então, que o jornalismo de serviço teve como principal função, a de prestar serviços à população, oferecendo informação e opinião que a ajudasse em seu cotidiano.
A tendência do Jornalismo de serviço surgiu na década de 80 do século passado e parece ter voltado a ganhar impulso atualmente, vista a concorrência que os jornais vêm sofrendo da internet.
Por Bruna Delprete

3 comentários:

Daniele disse...

Olá pessoal, parabéns pelo blog, os textos estão ótimos!

Jéssica disse...

Texto muito bem escrito, a propósito.
Parabéns pelo blog.

Thamires disse...

Oi galera, tudo bem?

Finalmente consegui um tempo pra ler de verdade os textos, que estão muito bons!
Achei uma ótima idéia colocar exemplos de jornalismo de serviço, que para quem não conhecia sobre o termo ajudam a facilitar na compreensão.

Gostei bastante do vídeo sobre a evolução dos meios de comunicação, principalmente o final, que para mim significou que hoje em dia temos informação rápida, graças à tecnologia e ao aperfeiçoamento de novas técnicas, em uma velocidade na qual aprendemos a acompanhar e que faz parte de nosso cotidiano.

Adorei o blog de vocês.
Parabéns!

Um beijo,
Thamires Bonaparte.
(Focas em Pauta)