Em 2009 a imprensa comemora 201 anos. No Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo a data marcada para a comemoração do dia do jornalismo é dia 7 de abril, porém há varios outros dias possíveis para essa data. Essas são:
24 de janeiro: Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da profissão.
29 de janeiro: Não há especificadamente um motivo por essa data. Fala-se em uma homenagem a José do Patrocínio, dia em que morreu.
16 de fevereiro: Dia do repórter
07 de abril: Homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que foi assassinado por inimigos políticos. Essa data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa.
03 de maio: Pode ser considerada essa data pela Liberdade de imprensa, decretada pela ONU em 1993.
01 de junho: Dia da imprensa que, durante 192 anos foi comemorada em 10 de setembro. Esse erro é devido a Gazeta do Rio de Janeiro primeiro jornal Brasileiro.
Ser jornalista é considerado uma profissão de informação e é no dia 7 de abril que as pessoas que atuam nessa área se reúnem para fazer uma mobilização em defesa da regulamentação profissional.
Essa luta acontece por conseqüência de uma decisão política que suspendeu, em 2002, a exigência de uma formação superior acadêmica para exercer a função de jornalista.
Então quer dizer que as tecnologias que possibilitam qualquer pessoa a gravar e fotografar imagens em primeira mão também são consideradas como 'fazer jornalismo'?
Fazer jornalismo não é somente dar noticias em primeira mão ou simplesmente aparecer na televisão, como muitos acreditam. Há a técnica, a dedicação, o estudo, o comprometimento com a sociedade em gerar informações verdadeiras, a difusão de ideias. Há o amor em tentar fazer da sociedade um lugar melhor.
Por Tamires Trovo e Bruna Delprete
Um comentário:
Ser jornalista vai realmente além do que muita gente pensa!
Gabriel Garcia Marquéz diz que: "Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderá persistir num ofício tão incompreensível e voraz!"
E é por esse ofício incompreensível e voraz que nós somos apaixonados!
Feliz dia do jornalismo pessoal! =]
Postar um comentário