terça-feira, 31 de março de 2009

E aconteceu a inovação...



O jornalismo passou por diversas transformações e descobertas para aperfeiçoar o modo como a informação é passada para as pessoas. A maior dessas descobertas foi a de Gutenberg, que possibilitou uma nova maneira de se fazer um jornal impresso, utilizando a prensa. O mundo passava pelo enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do renascimento e do mercantilismo e era necessária, com o crescimento do comércio, a divulgação de informações.


A descoberta de Gutenberg ocasionou avanços não só no jornalismo, proporcionando impressões de livros, boletins e etc. O primeiro livro a ser impresso com este novo método foi a bíblia.

Tal invenção foi um grande avanço, pois proporcionou grandes transformações na sociedade européia, com ênfase no setor jornalístico. Com o uso deste novo meio de impressão, tornou-se mais fácil a difusão das informações por toda a Europa, deixando o acesso ao jornalismo viável à maioria da população, sendo criados diversos jornais, como na França e na Alemanha, países em que o jornalismo se desenvolveu mais rapidamente.



Com o crescimento do capitalismo e dos meios tecnológicos do mundo, o jornalismo também crescia e se expandia. A publicidade, característica capitalista, foi acompanhando o jornalismo com o passar do tempo, e fez com que as tiragens dos jornais se expandissem, aumentando consequentemente, o numero de leitores, fazendo com que o jornalismo e novas idéias se difundissem pelo mundo.

A impressão dos jornais foi evoluindo com o passar dos séculos, passando do uso da prensa no século XV, para os atuais, com o uso de computadores, softwares e novas máquinas para produção de milhares de exemplares que chegam à população diariamente.





Por Luis Barbosa

Nenhum comentário: